quinta-feira, 19 de julho de 2018

Coordenação motora





Capacidade de realizar movimentos articulados com facilidade e perfeição, como pular, correr, escrever, pintar e manipular pequenos objetos.
A coordenação motora é a capacidade de sincronizar os movimentos usando os músculos, articulações e o cérebro.

Qual a sua capacidade em realizar movimentos articulados?
Essa capacidade é resultado da integração entre o sistema nervoso, sensorial, muscular e esquelético. São os responsáveis em deixar qualquer pessoa capaz de realizar atividades como correr, pular, andar, desenhar e escrever.
Assim como muitas coisas, a coordenação motora melhora e é aperfeiçoada durante a nossa vida. Com o tempo os movimentos se tornam mais práticos e precisos.

Conheça as categorias principais da coordenação motora

Coordenação fina
Responsável pelos movimentos mais delicados e específicos. Nesse caso, observa-se o envolvimento de pequenos músculos. Muito utilizada para escrever, digitar, costurar, recortar ou até mesmo acertar um alvo.

Coordenação grossa
São utilizados outros grupos de músculos, especialmente os grandes. Envolve habilidades menos delicadas como correr, subir e descer escadas e pular. A prática de exercícios pode ajudar a desenvolver melhor essa coordenação motora.

Coordenação específica
São movimentos específicos e mais precisos, utilizado em um determinado tipo de atividade. Por exemplo, para chutar uma bola, o corpo precisa se adaptar a uma coordenação, para jogar vôlei outra e assim sucessivamente.

Coordenação motora geral
Utiliza grandes músculos (esqueléticos) de forma mais precisa e eficaz, dominando o corpo. Essencial que as pessoas andem, pulem, rastejem e consigam realizar outros exercícios do mesmo tipo.

Todos nós apresentamos a capacidade de desenvolver a coordenação motora, porém alguns apresentam capacidades distintas, como ritmos diferentes. O que é difícil e quase impossível para um, é fácil e simples para outro, é preciso estimular o desenvolvimento de maneira adequada.

Você pratica suas habilidades?

Pratique a sua evolução!


Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário