quinta-feira, 7 de junho de 2018

Ergonomia




Já ouviu falar sobre a Ergonomia? Termo grego, ergon que significa ‘’trabalho’’ e nomos ‘’normas ou leis’’.

Garantir o bem-estar, qualidade de vida e saúde aos funcionários é um dos princípios básicos para uma boa produtividade na empresa.

A ergonomia é uma importante ferramenta ligada diretamente na capacidade produtiva e na saúde do trabalhador. É um estudo das relações entre a máquina e o homem e se preocupa com a eficiência e a segurança da forma com que os dois trabalham e interagem entre si, sempre visando as técnicas aplicadas a adaptação do homem no ambiente de trabalho e com o seu desenvolvimento. Técnicas que desempenham as atividades, otimizam o bem-estar, eficiência e tarefas realizadas.
Um dos principais objetivos da ergonomia é a prevenção a ocorrência de acidentes no trabalho e conforto ao trabalhador.
A ergonomia quando trabalhada de maneira correta, contribui e muito para a diminuição do cansaço e, os procedimentos que visam evitar lesões ao trabalhador se tornam mais eficientes.

Como as empresas podem trabalhar a ergonomia?
A ergonomia pode ser trabalhada através da ginástica laboral, rotatividade das atividades e intervalos durante o expediente. Pode ser aplicada também no ambiente de trabalho, a disposição correta de cadeiras, mesas e equipamentos no trabalho, torna o trabalhador mais motivado.

Quais os benefícios a ergonomia pode oferecer?
Vários benefícios se destacam com o investimento da ergonomia no trabalho.

1. Produtividade – com o trabalhador satisfeito, o número de ausências cai e a produção aumenta.
2.   Melhora na qualidade de vida – o investimento em ergonomia é qualidade de vida, através das atividades, exercícios e métodos. O número de acidentes de trabalho cai e o número de ausências por afastamento diminui uma grande porcentagem.
3.   Redução de ausências e afastamentos – comprovado, a ergonomia melhora e reduz o número de afastamentos por acidentes de trabalho.
4.  Valorização do profissional – investir em ergonomia é investir na valorização profissional dos colaboradores. O sentimento de reconhecimento quando recebem esse suporte no dia a dia proporciona o sentimento de valorização.

Referência
Este artigo tem como referência,

Nenhum comentário:

Postar um comentário